Segundo pesquisa desenvolvida pela IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – a principal causa da falência de 42% das pequenas e micro empresas é devida a falta de planejamento e pouca visão de mercado. Não é por acaso, também, que boa parte das empresas não possui uma área de Controladoria – ou ao menos um profissional dedicado à função.
Na pesquisa feita pela Sebrae sobre as causa mortis de empresas em seus primeiros 5 anos de vida, a falta de planejamento reaparece como principal causa do fechamento de portas. Grande parte dos problemas poderia ser minimizado com uma área de Controladoria nas empresas dedicada ao planejamento orçamentário.
Afinal, qual a importância da Controladoria nas empresas?
A Controladoria surgiu no início do século XX, sendo implementada nas grandes companhias norte-americanas, que precisavam aprimorar sua administração. Devido aos resultados positivos, a prática permanece até hoje, como forma de organizar a gestão e auxiliar os gestores a tomarem decisões precisas.
A Controladoria faz parte da área de Ciências Contábeis e é responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma empresa. Pode ser considerada uma “evolução” da Contabilidade, pois além das questões contábeis e econômicas, trabalha na administração da empresa como um todo.
Numa visão mais global da área, o papel da Controladoria está em organizar e controlar a gestão econômica e administrativa. Tudo isso com o objetivo de alcançar suas metas e melhorar os resultados.
O papel da controladoria, não é somente ser uma área de back office, mas como órgão administrativo, deve prezar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais, que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões, objetivando sempre a busca pelo crescimento da companhia.
Quais as Funções da Controladoria nas empresas
A Controladoria possui diversas funções que podem variar de empresa para empresa, dependendo do seu modelo de gestão e negócio.
No início da minha carreira nesta área, lembro bem de um gestor de uma unidade de negócio que me falou que eu era o “meteorologista” da unidade. Seria eu quem o avisaria se ele deveria sair de guarda-chuva ou de bermuda. A analogia é válida, pois a Controladoria é quem orienta os caminhos que a administração da empresa deve seguir.
Algumas funções fundamentais que envolvem a área de Controladoria, são:
- Apoio no planejamento estratégico;
- Auxílio no planejamento operacional. Nesta etapa, é responsável pelo Planejamento Orçamentário da empresa;
- Controle organizacional;
- Controle contábil;
- Gestão de custos e despesas;
- Formação do preço de venda;
- Estratégias para captação de recursos;
- Avaliação da produtividade e performance dos colaboradores;
- Gestão do fluxo de caixa;
- Supervisionar a preparação das contas anuais individuais e consolidadas, bem como das demonstrações financeiras;
- Desenvolver e implementar controles internos;
- Definir normas e procedimentos para toda a empresa;
- Coordenar projetos transversais ao grupo ou organização, que podem relacionar-se com a estratégia de TI, Finanças ou Contabilidade;
- Controlar os objetivos financeiros gerais da empresa: orçamentos, investimentos, financiamentos etc.;
- Participação na definição do plano geral de negócios da empresa;
Benefícios de se implantar a área de Controladoria nas empresas:
Entre os benefícios obtidos estão:
- Redução de riscos estratégicos em curto, médio e longo prazos;
- Visualização do cenário geral da organização, que possibilita fazer previsões para o futuro, diminuir a chance de erros e facilitar os processos decisórios; (olha aí a “meteorologia”)
- Aumento da produtividade, já que o retrabalho é evitado;
- Diminuição de custos desnecessários.
Por fim, a Controladoria garante que a empresa esteja no caminho certo para seu objetivo, otimizando resultados, sendo eficiente e tendo um bom desempenho de todas as áreas de forma administrativa e econômica. Ela também é uma fonte rica de informações sobre a empresa e suas áreas, sendo capaz de montar o Planejamento Orçamentário ideal para a empresa, considerando as necessidades da área e objetivo central.
Escrito por: Cláudio Gaidão