EnglishFrenchPortugueseSpanish

Como lidar com colegas de trabalho difíceis: 5 dicas para sobreviver ao escritório

É inegável que os colegas de trabalho podem fazer toda a diferença em um ambiente de trabalho. Afinal, é com eles que você passa a maior parte do seu dia e, portanto, é importante ter uma boa relação. No entanto, nem sempre é possível ter uma boa relação com todos os seus colegas de trabalho e, às vezes, você pode se ver em meio a um conflito.

Se você está passando por esse tipo de situação, não se preocupe! Neste artigo, daremos 5 dicas para lidar com colegas de trabalho difíceis e sobreviver ao escritório.

Dica 1: Identifique o problema

A primeira dica para lidar com colegas de trabalho difíceis é identificar o problema. Você pode começar pedindo a si mesmo: qual é o comportamento específico que está incomodando? É algo que eles fazem todos os dias, ou apenas em certos momentos? É algo que afeta você diretamente, ou é apenas um incômodo? Uma vez que você identificar o problema, será mais fácil pensar em uma solução.

Dica 2: Tenha uma conversa franca com a pessoa

A dica número dois para lidar com colegas de trabalho difíceis é ter uma conversa franca com a pessoa. Muitas vezes, o problema pode ser resolvido simplesmente conversando e chegando a um entendimento mútuo. No entanto, é importante ter cuidado ao abordar o assunto, pois pode haver uma reação negativa. É importante manter a calma e ser o mais profissional possível.

Dica 3: Fuja do drama

A terceira dica para lidar com colegas de trabalho difíceis é simplesmente fugir do drama. É importante lembrar que você não é obrigado a ser amigo de todos no seu escritório e que, às vezes, o melhor curso de ação é simplesmente manter-se longe das brigas e conflitos. Se um colega de trabalho está sempre causando problemas ou criando dramas, tente evitar a pessoa o máximo possível. Certifique-se de que você não está sendo rude ou ignorante, mas mantenha sua distância se isso significar evitar brigas desnecessárias.

Dica 4: Concentre-se em suas responsabilidades

A dica 4 para lidar com colegas de trabalho difíceis é concentrar-se em suas responsabilidades. Isso significa que você não deve se preocupar com o que os outros estão fazendo e simplesmente se concentrar no seu trabalho. Se você se concentrar em suas responsabilidades, os outros terão que se preocupar com o que estão fazendo e não o contrário.

Dica 5: Seja o exemplo que você quer que os outros sigam

Às vezes, parece que nada que você faça vai fazer com que seus colegas de trabalho difíceis sejam mais toleráveis. Você já conversou com eles, os ignorou e até tentou ser amigável, mas nada parece funcionar. Bem, aqui está a dica final para sobreviver ao escritório: seja o exemplo que você quer que os outros sigam.

Isso significa levantar-se todos os dias e dar o seu melhor para o seu trabalho. Isso significa ser cordial e profissional em todas as interações que tiver com seus colegas de trabalho, mesmo aqueles que são difíceis. Seja o tipo de pessoa no trabalho que você gostaria de ter como colega de trabalho. Se todos no escritório forem profissionais e cordiais uns com os outros, isso fará uma grande diferença na cultura do local de trabalho e tornará mais fácil para todos lidarem uns com os outros.

Conclusão

Nosso blog semanal traz dicas sobre como lidar com diversos problemas no ambiente de trabalho.

Siga a nossa página do LinkedIn e fique por dentro das novidades. Assim, você estará sempre preparado para lidar com colegas de trabalho difíceis.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Fábio Baptista - BPO Innova

Fábio Baptista

CEO | Conselheiro Fiscal e de Administração | Palestrante | Social-Selling | Mentoria para Startups