Como um Product Designer transforma times de desenvolvimento e promove a inovação

O papel do Product Designer ainda é muitas vezes incompreendido nas equipes de desenvolvimento, mas ele é fundamental para desenvolver produtos originais e atraentes. Neste artigo vamos explorar como os Product Designers estão mudando a maneira como as equipes de desenvolvimento trabalham e aprendem, impulsionando as iniciativas de inovação.

O que é Product Design

O objetivo de um Product Designer é ajudar a equipe a entender melhor os usuários e criar soluções inovadoras para problemas complexos. As equipes usam Product Design para conduzir a inovação, trabalhando através de um ciclo de design que combina:

  1. Design centrado no usuário;
  2. Insights da empresa;
  3. Tecnologia.

O papel de um designer de produtos é levar a visão da empresa a vida, desenvolvendo protótipos, construindo versões de trabalho do produto e melhorando o design. Ele é responsável por criar um produto que seja atraente, prático e fácil de usar para os usuários, com as diretrizes da empresa. O Product Design é crucial para a criação de produtos que possam se destacar da concorrência.

O Papel do Product Design em Times de Desenvolvimento

Um Product Designer tem um grande papel para desempenhar em times de desenvolvimento. Suas tarefas variam de:

  • Entender profundamente os problemas dos usuários;
  • Projetar soluções inovadoras para esses problemas;
  • Estruturar os fluxos de trabalho de trabalho de forma eficaz.

Ao adicionar o valor de design a qualquer time de desenvolvimento, o Product Designer pode melhorar a colaboração, foco e inovação. O Product Designer também auxilia:

  • Antecipando os problemas de usuários;
  • Testando modelos de carregamento de trabalhos;
  • Criando UX research;
  • Apoio na definição de estratégias de design para seus projetos.

É importante que o Product Designer seja um colaborador ativo em equipes de desenvolvimento. Eles devem trabalhar em estreita colaboração com engenheiros de software, engenheiros de QA, designers de interface e outros membros da equipe. Isso permitirá que eles compartilhem insights do usuário, melhorem as tarefas e construam melhores produtos e serviços.

Conclusão

Ao longo dos últimos anos, vimos um crescimento exponencial no número de Product Designers contratados nas empresas. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que eles estão mudando a maneira como as equipes de desenvolvimento trabalham e aprendem, impulsionando as iniciativas de inovação. Se você é um desenvolvedor ou está pensando em se tornar um, fique atento ao nosso blog semanal para continuar aprendendo sobre o assunto.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter
Fábio Baptista - BPO Innova

Fábio Baptista

CEO | Conselheiro Fiscal e de Administração | Palestrante | Social-Selling | Mentoria para Startups
plugins premium WordPress

Junte-se à Lista de Espera!

Fique à frente da fila para usar o Agilizza. Inscreva-se na lista de espera e seja um dos pioneiros a experimentar!