O que é RPA e como a automação está ajudando as empresas

Início Blog O que é RPA e como a automação está ajudando as empresas
O que é RPA e como a automação está ajudando as empresas

A busca por eficiência na operação das companhias sempre foi um objetivo no mercado nacional e internacional. A revolução industrial, por exemplo, representou uma mudança significativa nos processos fabris e nos meios de produção dos bens de consumo à época.

O gatilho para que essa transformação fosse alcançada foi justamente a busca por maneiras mais eficientes de se produzir determinado bem, ou seja, com mais qualidade, em menor tempo e com custo também menor.

Essa busca incessante por eficiência continua sendo um grande motor para o desenvolvimento de novos processos e tecnologias e, nas últimas décadas, tivemos grandes avanços.

Com a informatização e digitalização das empresas, fez-se a oportunidade de automatizar o processamento de determinadas atividades que antes eram realizadas fora de um ambiente digital, ou até em ambiente digital, mas de forma muito manual.

O que é RPA?

A tecnologia RPArobotic process automation, surgiu nos últimos anos como uma solução para otimizar processos que antes dependiam de uma ação humana para serem concluídos.

A automação de processos robóticos (RPA) é o uso de um software para executar tarefas repetitivas e de alto volume que anteriormente eram realizadas por humanos. Consiste em robôs (bots) que podem reproduzir a ação humana executando tarefas com menor índice de erros e maior velocidade. Essas tarefas podem ser, por exemplo, efetuar login em aplicativos, inserir dados, calcular, extrair relatórios e em seguida efetuar o logout.

Como podem perceber, é uma ferramenta que auxiliará muito na mudança de processos e na transformação digital das companhias.

Como a automação com robôs está ajudando as empresas?

Esta solução pode ser implantada em qualquer setor que utilize recursos computacionais, desde que haja tarefas padronizadas. Neste sentido, essa tecnologia pode ser aplicada nos mais diversos setores da economia.

Os robôs são programados para seguir as instruções determinadas, podendo realizar as tarefas de maneira consideravelmente mais rápida que um humano e são 100% precisos em suas funções.

Imagino que você já tenha pensado em algumas possibilidades de aplicação e tenha identificado alguns benefícios que podem ser alcançados ao implantar essa solução no seu negócio. De qualquer maneira, a seguir resumimos alguns dos principais benefícios ao utilizar o RPA no seu negócio.

  • Aumento de produtividade: Os robôs trabalham em alta performance, com grande quantidade de dados e consideravelmente mais rápido que um humano;
  • Qualidade: o padrão de execução das tarefas é mantido conforme a programação realizada;
  • Escalabilidade: é possível aumentar o número de robôs de acordo com a demanda da empresa.
  • Redução de erros nos processamentos: Por seguir um script, o risco de haver um erro na execução das tarefas é quase nulo;
  • Redução de custos: é possível fazer mais em menos tempo;
  • Disponibilidade: Os robôs podem funcionar em escala 24/7;
  • Foco no corebusiness: os colaboradores podem focar em tarefas que exigem maior conhecimento técnico, mais estratégicas ou que necessitem de maior criatividade.
  • Integração com sistemas: Otimiza a integração entre os sistemas e aplicativos existentes, sem a necessidade de grandes esforços para isso.

Em resumo, o RPA é uma excelente alternativa quando bem aplicado. Supomos que um colaborador dedique 20% do seu tempo em tarefas repetitivas, que não exigem grande senso crítico e que envolva grande volume de dados. Ao incluirmos o RPA nessas atividades, tal colaborador teria 20% de sua carga horária disponível para dedicar a tarefas mais complexas, que exijam maior criticidade e capacidade técnica. Essa otimização do tempo dos colaboradores gerará um impacto positivo na organização e isso se refletirá em seus resultados.

Para saber mais sobre o potencial de uso da tecnologia RPA na sua empresa, conte com a ajuda da BPO Innova .Entre em contato com nossos especialistas. Podemos ajudá-lo neste processo de transforma

Escrito por: José Carlos Ramalhete Dias